Níveis de Dificuldade

Os presentes níveis de dificuldade (seis) resultam de uma classificação atribuída pela Always on Trek para diferenciar os tipos de percursos e a exigência dos mesmos, considerando a duração, o desnível e o tipo de piso. De referir que os graus de dificuldades são meramente indicativos. A perceção de dificuldade é muito subjetiva, variando de individuo para indivíduo. Cada cliente deverá ter consciência das suas capacidades, e tentar enquadrar os níveis de dificuldade adequados à sua condição física e psicológica. Esta informação é generalista, pelo que aconselhamos a leitura atenta das informações relativas a cada evento, onde a descrição é adequada a cada percurso. Os graus de dificuldade apresentados têm como referência praticantes regulares de caminhadas, saudáveis e sem restrições físicas ou psicológicas para a prática desportiva.

Fácil (1 de 6)

Caminhada efetiva com menos de 3 horas. Os percursos são maioritariamente curtos, planos ou apresentando muito pontualmente troços de desnível e o piso é regular ou com muito pontuais troços com irregularidades. Na generalidade, não apresentam dificuldades técnicas e o desnível acumulado é pouco relevante. É acessível a pessoas que apresentem uma condição física normal, mesmo sem hábitos de caminhada.
O grau de dificuldade apresentado considera condições atmosféricas adequadas à prática de caminhadas. Poderá alterar em cenários de meteorológicos adversos, como por exemplo chuva, frio ou calor excessivo.

Médio/Fácil (2 de 6)

Serve para classificar caminhadas de nível moderado. Embora não apresentando grandes dificuldades, poderão ter algumas características que a torna mais exigente, como é o caso de desnível, passagens de piso irregular ou dificuldades técnicas. Caminhada efetiva que poderá ultrapassar as 4 horas e com desnível acumulado algo revelante. É acessível a pessoas que apresentem condição física normal, atividade física regular e hábitos de caminhada regulares. O grau de dificuldade apresentado considera condições atmosféricas adequadas à prática de caminhadas. Poderá alterar em cenários de meteorológicos adversos, como por exemplo chuva, frio ou calor excessivo.

Médio (3 de 6)

Caminhada efetiva com menos de 6 horas. Já são percursos mais desafiantes, que podem ser mais extensos e, com mais frequência, apresentar desnível, passagens com piso irregular ou dificuldades técnicas. Os desníveis acumulados já são relevantes. É adequado a pessoas com prática de caminhada regular na natureza, com atividade física regular e familiarizados com a prática desportiva. O grau de dificuldade apresentado considera condições atmosféricas adequadas à prática de caminhadas. Poderá alterar em cenários de meteorológicos adversos, como por exemplo chuva, frio ou calor excessivo.

Médio/Difícil (4 de 6)

Nível situado entre o médio e o difícil. Serve para classificar caminhadas de nível médio que apresentam algumas características que a tornam mais exigentes. Os percursos podem ser extensos, apresentar desnível e passagens com piso irregular, com exigência superior ao nível médio. Para além de desníveis acumulados mais acentuados, poderão apresentar dificuldades técnicas e troços que obriguem a resistência e destreza física. É adequado a pessoas habituadas a caminhar na natureza, com a prática de exercício regular e em boa forma física. O grau de dificuldade apresentado considera condições atmosféricas adequadas à prática de caminhadas. Poderá alterar em cenários de meteorológicos adversos, como por exemplo chuva, frio ou calor excessivo.

Difícil (5 de 6)

Percursos exigentes. Os percursos podem ser de longas distâncias e/ou apresentar desníveis acentuados, piso irregular e passagens complexas. São percursos que apresentam, por norma, dificuldades técnicas e passagens que requerem agilidade, destreza física e resistência e desníveis acumulados elevados. Poderão também ser percursos de longa distância e/ou com desníveis acumulados elevados. O esforço físico poderá ser intenso, sendo adequado apenas a pessoas habituadas a caminhar em terreno acidentado, familiarizadas com percursos longos. com prática de desporto regular e em boa forma física. O grau de dificuldade apresentado considera condições atmosféricas adequadas à prática de caminhadas. Poderá alterar em cenários de meteorológicos adversos, como por exemplo chuva, frio ou calor excessivo.

Muito difícil (6 de 6)

Percursos exigentes ou muito exigentes. Podem apresentar longas distâncias, desníveis muito acentuados, passagens muito complexas e relevantes dificuldades técnicas que exigem destreza e agilidade física. Podem apresentar autênticos desafios físicos e psicológicos, pelo que se aconselham a praticantes de pedestrianismo experientes e a pessoas resistentes e com muito boa forma física.
O grau de dificuldade apresentado considera condições atmosféricas adequadas à prática de caminhadas. Poderá alterar em cenários de meteorológicos adversos, como por exemplo chuva, frio ou calor excessivo.